Pesquisar

Prefeitura de Jequié promove curso de enxertia de cacaueiros para pequenos produtores da Fazenda Velha

Prefeitura de Jequié promove curso de enxertia de cacaueiros para pequenos produtores da Fazenda Velha

Com o objetivo de orientar os pequenos produtores rurais do povoado da Fazenda Velha sobre novas técnicas de produção de mudas e aplicação correta da enxertia na cacauicultura, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, em parceria com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), promoveu nesta quarta e quinta-feira, 30 e 31, um curso de enxertia de cacaueiros.

A capacitação, realizada no auditório do Distrito de Irrigação da Fazenda Velha (DIRFAV), foi ministrada pelo técnico da CEPLAC, Edson Jarade Miranda e contou com a participação de dezenas de produtores da localidade, muitos já produzem a cacauicultura contando com o suporte de irrigação existente a partir das águas da Barragem da Pedra. Durante o encontro, os participantes tiveram acesso ao conteúdo teórico e prático, sobre os tipos de enxertia, informações sobre o período certo para a colheita do fruto e o preparo das hastes das plantas.

A técnica de enxertia consiste na união do tecido de duas plantas diferentes, denominadas nesse processo como o enxerto, sendo este chamado popularmente de “garfo” ou “cavaleiro” e o porta-enxerto, conhecido como “cavalo” ou “cavalinho”. As plantas são unidas para continuarem crescendo como uma só e o objetivo desse processo é unir as raízes fortes com a copa produtiva. Este processo pode ser realizado, em geral, por vários motivos, como resistência a doenças e pragas, aumento de produtividade, melhoria da qualidade entre outros.

Para o secretário de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, José Claudemiro Passos, esse processo de aprimoramento das práticas de plantio do cacau são muito importante para a melhora da cadeia produtiva.

“Essa nossa parceria com a CEPLAC vem nos ajudando a contribuir para a melhoria do desempenho da produção dos pequenos produtores rurais do município. Com essas orientações, eles terão condições de aplicar as técnicas corretas na sua atividade, aperfeiçoando as estratégias de produção e, o mais importante, melhorando a qualidade do seu produto, obtendo um resultado mais eficiente e menor custo.”, destacou o o secretário de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, José Claudemiro Passos.


Comentários
Deixe seu Comentário Aqui!