O Ministério da Saúde confirmou na sexta (7), o primeiro caso mpox (antiga varíola dos macacos) no Brasil causado por uma nova cepa do vírus, chamada 1b. O caso foi registrado em São Paulo, em uma mulher de 29 anos.
Conforme o Ministério da Saúde, ela teve contato com um familiar do Congo, país africano, onde a doença é endêmica. A nova cepa é resultado de uma variação genética do vírus que já circulava no país.
De acordo com o ministério, não foram identificados outros casos. A vigilância sanitária municipal de São Paulo está rastreando possíveis contatos da paciente. Até agora, apenas a cepa 2 do vírus tinha sido identificada no Brasil.
O que é a MPOX e quais sintomas?
A mpox é causada pelo vírus MPXV. A transmissão ocorre por contato com pacientes infectados ou por materiais contaminados pelo vírus. Abraços, beijos e relação sexual com pessoas contaminadas oferecem risco, assim como o contato com lesões na pele, feridas, bolhas ou secreção.
Geralmente, a mpox apresenta quadros leves e moderados que duram de 2 a 4 semanas. Os pacientes costumam ter lesões na pele, como bolhas e feridas, além de febre, dor de cabeça, calafrio e fraqueza. Os sintomas podem aparecer até 21 dias após a infecção.
Comentários