Pesquisar

SINSPEB critica escolhas políticas do governo para direção dos presídios na Bahia

SINSPEB critica escolhas políticas do governo para direção dos presídios na Bahia

O Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (SINSPEB) vem a público demonstrar sua indignação com as mudanças que estão sendo promovidas pelo Governo da Bahia na direção de várias unidades prisionais do Estado. O SINSPEB entende que a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) erra ao nomear quadros políticos para cargos técnicos, como é o caso da gestão de penitenciárias.

A gota d’água aconteceu no último final de semana. Na edição do Diário Oficial do Estado de sábado (10), o governador Jerônimo Rodrigues nomeou Elmar Lopes Silva para a diretoria do Conjunto Penal de Jequié, no lugar do major da Polícia Militar João Henrique Rebouças da Cruz. Conforme informações publicadas na imprensa local, a indicação teve viés político, já que Elmar é o primeiro-vice-presidente do diretório do MDB de Ibirataia, cidade do presidente estadual do partido, Alex Futuca. Vale lembrar que o secretário da Seap, José Antônio Maia Gonçalves, foi indicado pela legenda para chefiar a pasta.

Este desrespeito com a categoria vem após uma grande vitória de todos os servidores penais, que foi a aprovação da Emenda Constitucional nº 31, que garantiu, depois de mais de 30 anos de luta, a criação da Polícia Penal na Bahia.

Ao não nomear profissionais capacitados para o comando de unidades prisionais, o governo dá com uma mão e tira com a outra, e mostra a falta de interesse para resolver os sérios problemas do sistema prisional baiano.

O SINSPEB não vai se furtar de defender os direitos dos servidores em sua totalidade, e  também chamar a atenção da sociedade para esse que é um assunto que precisa ser amplamente debatido. Fonte: Gestão UFC SINSPEB


Comentários
Deixe seu Comentário Aqui!