Pesquisar

Adab lança campanha para ampliar cobertura vacinal de brucelose no estado

Adab lança campanha para ampliar cobertura vacinal de brucelose no estado

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) divulgou, nessa semana, o Relatório de Metas Atingidas pelo Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT). Somente no primeiro semestre, o estado registrou a vacinação de 434.017 bezerras, alcançando um índice de cobertura vacinal de 40% em relação ao total do rebanho no estado, de 0 a 12 meses de idade. A doença infecciosa, que pode passar de animais para humanos, é de baixa prevalência na Bahia, mas representa risco para a saúde pública.

A doença infecciosa afeta bovinos e bubalinos, podendo causar aborto, infertilidade e prejuízos econômicos significativos. Também é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida para humanos. A melhor estratégia, segundo o órgão, é vacinar fêmeas bovinas e bubalinas (búfalas) entre três e oito meses de idade. Estima-se que o estado possua 1 milhão de bezerras.

A vacinação contra a brucelose é obrigatória, e o descumprimento pode resultar no bloqueio da propriedade para emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), impedindo o transporte de animais.

 


Comentários
Deixe seu Comentário Aqui!

Erro na Linha: #234 :: Constant FILTER_SANITIZE_STRIPPED is deprecated
/home/marcoscangussuco/public_html/themes/blog/interna.php