A bancada do governo na Assembleia Legislativa da Bahia vai se reunir na tarde desta quinta-feira (9) para discutir a indicação da ex-primeira-dama da Bahia Aline Peixoto ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Conforme revelou nesta quarta (8) a este Política Livre, a base aliada espera ter a assinatura de um grande número de parlamentares em apoio à inscrição da esposa do ex-governador e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT).
Líder do governo, Rosemberg Pinto (PT) defendeu o nome de Aline, que é enfermeira por formação. “Trata-se de uma militante que está na política há muito tempo e que não tem só como mérito ter sido primeira-dama. Ela reúne as qualificações necessárias para o cargo e, se desejasse, teria sido eleita deputada no passado”, ponderou o petista.
Ele frisou ainda que não existe no Regimento Interno ou na Constituição estadual uma regra para que a vaga preenchida no TCM pela Assembleia seja de um parlamentar ou ex-parlamentar. “A indicação desta vez cabe à Casa, e Aline, assim como os demais que desejam ser candidatos, tem todas as condições de exercer o cargo”.
Rui Costa também deve intensificar o lobby junto aos deputados estaduais em favor de Aline. Ele desembarca em Salvador na sexta-feira (10).
Nesta quarta, o presidente da Assembleia anunciou a abertura das inscrições para os candidatos à vaga no TCM. Os interessados precisam ter o apoio escrito de 13 parlamentares no mínimo, ou o aval da Mesa Diretora ou do próprio presidente do Legislativo. O prazo é de 48 horas.
Comentários