Pesquisar

Prefeitura de Jequié segue ampliando ações de Saúde para moradores dos povoados da Jiboinha, Santa Clara e Santa Rita

Prefeitura de Jequié segue ampliando ações de Saúde para moradores dos povoados da Jiboinha, Santa Clara e Santa Rita

Equipes do Programa de Agentes Comunitários de Saúde da Zona Rural (PACS/Rural) encaram, todos os dias, longas distâncias e, muitas vezes, condições climáticas adversas e obstáculos geográficos para prestar assistência à população que vive nas comunidades rurais da cidade. Contando com o trabalho de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde, motoristas, entre outros profissionais, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, segue ampliando as ações de Saúde com destaque no atendimento dos moradores das localidades mais distantes da sede do município. Nesta segunda-feira, 28, os povoados da Jiboinha, Santa Clara e Santa Rita, na caatinga, foram os contemplados.

A iniciativa itinerante, que visa facilitar o acesso aos usuários que não têm como chegar até a Unidade de Saúde mais próxima, faz parte das estratégias implementadas pela Secretaria de Saúde, que busca descentralizar os atendimentos e ampliar o número de pessoas atendidas, levando diversos serviços, como exames médicos; verificação de pressão arterial e de glicemia; atualização do calendário vacinal; atendimento odontológico; dispensação de medicamentos; e encaminhamento para especialidades nos Centros de Saúde, em caso de pacientes que necessitem de acompanhamento.

“Avaliamos de forma muito positiva esse avanço que vem sendo feito, o que significa que estamos ampliando o alcance da Atenção Primária no município. O atendimento dos moradores da Zona Rural é bastante complexo, se comparado com a nossa logística na área urbana, mas é nosso compromisso enfrentar essas questões para realizar as ações programáticas, para chegar até as crianças, jovens, adultos e pessoas idosas que residem nessas localidades mais distantes. O trabalho não para e seguimos com os atendimentos por meio dos profissionais que atuam no PACS/Zona Rural.”, destacou o secretário de Saúde, Marlon Pereira.


Comentários
Deixe seu Comentário Aqui!