O Sindae esteve reunido na manhã desta segunda-feira (11/12) com o gerente de Divisão de Gestão Corporativa e gerente interino da Unidade Regional de Jequié, Nilton Cajado, para avaliar o andamento das ações de melhorias levantadas pela sindicato em visitas às Estações de Tratamento de Água (ETAs) de Gandu, Wenceslau Guimarães, Nova Ibiá e Itagi.
Questões como transporte dos Operadores, descarregamento de material em Gandu e reformas nas ETAs, além da segurança das Operadoras, foram tratadas na reunião. O sindicato reiterou que a empresa tem um compromisso de realizar a contratação de Auxiliares para que acompanhem o turno das mulheres, principalmente em decorrência do trabalho noturno e em localidades isoladas e perigosas.
É sabido que grande parte das ETAs da empresa não tem proteção física suficiente e videomonitoramento. A maioria é protegida por cerca de arame farpado ou, mesmo que murada, não oferece nenhum tipo de resistência à invasão de terceiros. Embora a garantia da segurança pessoal seja direito de todos, o Sindae tem chamado a atenção para a proteção das mulheres, que, de longe, são muito mais vulneráveis à violência. Nesse sentido, o Diretor do Interior - DI, Gildeone Almeida, já havia se comprometido em garantir a proteção das Operadoras, autorizando a contratação de auxiliares em Ibicuí, Igrapiúna e Ubaitaba.
Outra ação importante do Sindae na região de Jequié foi a gestão junto ao Superintendente da Região Sul - IS, Paulo Fernando, para a liberação de recursos visando promover melhorias na ETA de Itagi. Esta Estação passará por uma considerável reforma das condições sanitárias e de trabalho.
O Sindae continuará visitando essas ETAs e acompanhando o andamento das melhorias que foram cobradas junto à gestão da Embasa.
Comentários