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Você sabe precificar os seus produtos corretamente? Veja como a Análise da Concorrência é fundamental para definir preços assertivos

Você sabe precificar os seus produtos corretamente? Veja como a Análise da Concorrência é fundamental para definir preços assertivos

Você sabia que uma das chaves para o sucesso de qualquer empreendimento é a precificação correta?

No nosso blog, já temos um artigo completo explicando detalhadamente como funciona a análise da concorrência, quais os seus principais benefícios, o passo-a-passo para realizar de forma simples e bem-sucedida e como a automação é fundamental nesse processo. Clique aqui e saiba tudo o que você precisa para dar início à sua análise da concorrência.

Dando continuidade a esse tema, o foco agora é mais específico: precificação. Neste artigo, você vai descobrir que a simples análise dos preços da concorrência não só permite que as empresas entendam melhor seu mercado, mas também as ajuda a desenvolver estratégias eficazes para alcançar posição de destaque.

Reunimos informações essenciais relacionadas ao tema que podem impulsionar o seu negócio em pouco tempo (dica: a última é a chave principal, mas só fará sentido se você ler o artigo completo). Vamos lá?

Será que precificar exige mesmo tanta estratégia?

A precificação é uma das decisões mais cruciais para qualquer empresa. É o ponto de equilíbrio entre gerar lucros sustentáveis e atrair clientes.

Uma precificação mal feita pode trazer grandes consequências negativas. Preços muito altos podem afastar os clientes, resultando em uma queda nas vendas e perda de participação de mercado. Por outro lado, preços muito baixos podem erodir as margens de lucro, tornando difícil a sustentabilidade financeira da empresa.

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Além disso, uma precificação inadequada pode enfraquecer a imagem da marca, afetar negativamente a percepção de qualidade e até mesmo desencadear guerras de preços com a concorrência. Em última análise, uma estratégia de precificação inadequada pode comprometer a saúde financeira e a competitividade de qualquer negócio a longo prazo.

Com essas informações, torna-se evidente que precificar deve ser, sim, uma ação estratégica. Mas calma, não é tão difícil quanto parece! Uma das abordagens mais eficazes para estabelecer preços assertivos é a análise de preços da concorrência. A simples prática de acompanhar os valores dos produtos nos seus concorrentes pode trazer muitos benefícios para a sua própria empresa. Continue a leitura para saber como fazer.

1. Aprimorar as Ofertas

Muito provavelmente você já deve ter ouvido alguma promoção do tipo “cobrimos qualquer oferta!”, correto? Já imaginou o quanto essa abordagem chama a atenção do consumidor e desperta a curiosidade de ir lá, conferir as promoções? Pois então, essa prática tem um grande potencial de aumentar as vendas de um estabelecimento, desde que, é claro, seja feita corretamente.

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A análise de preços da concorrência pode revelar insights valiosos para aprimorar as ofertas da sua empresa. Aqui estão algumas maneiras de utilizar esses insights:

a) Preços competitivos: certifique-se de que seus preços estejam alinhados com o mercado. Se seus produtos forem significativamente mais caros, você deve ajustar os preços ou oferecer vantagens claras para justificá-los. Por outro lado, se estiverem muito abaixo, a não ser que se trate de uma super promoção, você pode estar comprometendo o seu lucro e a imagem da sua empresa.

b) Identificar lacunas no mercado: ao analisar os preços da concorrência, você consegue identificar oportunidades onde sua empresa pode oferecer produtos ou serviços de qualidade similar a preços mais competitivos. Isso é especialmente eficaz se você estiver buscando novos fornecedores e quiser manter ou até mesmo melhorar sua margem de lucro.

c) Posicionamento de valor: quem é empreendedor sabe que preço e valor podem ser coisas bem diferentes. Então, se após a análise dos preços da concorrência você ainda optar por manter os seus acima, busque comunicar o valor que seu estabelecimento proporciona aos clientes. Isso pode incluir aspectos como qualidade, confiabilidade, atendimento e inovação. É importante estar sempre preparado para se manter competitivo. Construa o seu posicionamento de forma consistente, através dos meios que melhor se encaixarem para o seu negócio.

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2. Compreender o Mercado

Fazer o acompanhamento dos preços da concorrência é uma ferramenta valiosa para compreender o mercado em que você opera. Aqui estão alguns exemplos de como a análise facilita essa compreensão e de que maneira você pode aproveitá-la:

a) Demanda e elasticidade: avalie como a demanda por seus produtos ou mercadorias responde às mudanças nos valores no mercado. Isso ajudará a determinar até que ponto você pode ajustar seus preços para mais ou para menos.

b) Ciclos econômicos: esteja ciente de como os ciclos econômicos afetam seu mercado. Em tempos de recessão, por exemplo, os consumidores podem ser mais sensíveis aos preços e acabam optando por marcas mais em conta ou produtos alternativos.

3. Compreender as Sazonalidades

As sazonalidades desempenham um papel importante na determinação de preços competitivos. A análise de preços da concorrência também pode ajudar nesse aspecto. Por exemplo:

a) Aproveitar picos de demanda: a longo prazo, você pode aprender a identificar os períodos de maior procura e ajustar seus preços de acordo. Isso pode envolver o aumento dos preços durante períodos de alta demanda ou a criação de promoções durante os períodos de baixa demanda para estimular as vendas.

Não deixe de ler o nosso artigo completo sobre análise da concorrência para saber como implementar na sua empresa!

b) Planejar estoques: compreender as sazonalidades permite que você ajuste seus níveis de estoque de acordo com a demanda esperada. Isso evita estoques em excesso ou falta de produtos durante os picos de vendas.

c) Promoções sazonais: veja um exemplo: às vésperas do natal, é normal que os preços dos vinhos e dos panetones aumentem em relação às demais épocas do ano. Então, se em todos os estabelecimentos os preços estiverem mais altos devido ao período específico, o seu também deve estar e, ainda assim, pode manter-se inferior ao da sua concorrência. Essa é só uma ideia de como a análise pode auxiliar nas suas promoções.

4. Elaborar Estratégias Bem-Sucedidas

Essa é simplesmente a parte principal. Na verdade, tudo o que trouxemos do início do artigo até aqui faz parte de uma boa elaboração de estratégias. Viu como é simples? Porém, para a efetividade da análise de preços da concorrência no seu negócio, é válido pontuar algumas práticas recomendadas:

a) Acompanhamento contínuo: não se trata apenas de uma análise única. O mercado e a concorrência estão em constante transformação. Portanto, é fundamental realizar análises de preços regularmente para manter sua vantagem competitiva.

b) Flexibilidade: esteja preparado para ajustar seus preços e estratégias conforme necessário. O mercado pode mudar rapidamente, e você deve ser ágil em sua resposta.

c) AUTOMATIZAÇÃO: essa é a chave para você conseguir realizar a sua análise. Não se trata apenas de sair na frente em termos de preços. Sem agilidade e otimização nos seus processos fica praticamente impossível competir com a concorrência. Portanto, a sua solução está no próximo tópico!

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Como analisar os preços da concorrência sem sair do lugar (simples e rápido)

Se você está pensando que para descobrir os preços da concorrência é necessário ir aos estabelecimentos, “bisbilhotar” os sites e redes sociais dos seus concorrentes ou ficar olhando os folhetos de ofertas distribuídos por eles, saiba que não precisa nada disso (ufa!). Aliás, no tempo que levaria para fazer esse levantamento, eles já teriam trocado de ofertas várias vezes, não é verdade?

É muito mais simples do que se imagina! Tudo pode ser resolvido dentro da sua própria empresa com a simples ajuda de um software de gestão integrada da SGA Sistemas. Não é necessário nem mesmo saber previamente quem são os seus concorrentes. As soluções da SGA são capazes de rastrear onde mais o produto cujo preço você quer descobrir está sendo vendido nas proximidades, tendo como base a localização geográfica do seu estabelecimento.

Para entender melhor como funciona, os Sistemas Integrados de Gestão da SGA são soluções tecnológicas que tem como propriedade simplificar os mais diversos processos do dia-a-dia de uma empresa, facilitar atividades relacionadas à gestão e às burocracias e ainda pode auxiliar na tomada de decisões estratégicas.

Aqui no blog, temos diversos artigos que explicam detalhadamente como as nossas soluções podem impulsionar o seu negócio de forma simples e prática.

Na função específica de Análise da Concorrência, nossos softwares permitem que você consulte os preços de uma determinada mercadoria nas empresas concorrentes utilizando apenas o seu código de barras. Ou seja, o sistema se encarrega de listar onde está sendo vendido esse mesmo produto por perto e o preço correspondente em cada estabelecimento listado.

Se você quer aumentar as suas vendas criando uma boa estratégia de precificação, além de ter facilidade para gerenciar estoque, obter relatórios de desempenho de descontos, gerir diferentes tipos de ofertas e promoções e muito mais em um só lugar, investir em automação comercial é o primeiro passo!

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