O número de casos de dengue no Brasil pode chegar a 5 milhões, em 2024, segundo estimativa do Ministério da Saúde.
A projeção do número de casos da doença varia de 1,7 milhão até 5 milhões, com uma média de 3 milhões.
Estes números colocam em alerta, cidades onde existe histórico, como Jequié, no sudoeste da Bahia.
Para evitar o avanço dos casos, a Vigilância Epidemiológica do município tem intensificado ações nas comunidades para evitar uma possível proliferação do Aedes aegypti , transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Virus.
Segundo a diretora de Vigilância, Franciele Cardoso, o índice de infestação predial do município no último ciclo de 2023 foi de 2,60 (5º ciclo).
As áreas com maiores índices de infestação do aedes, no mês de janeiro do ano passado foram: Alto da Pedreira - 8.75; Sol Nascente - 5.28; ?km 3 - 4.63; ?Boa Vista (Pompilio) - 4.62; ?Mandacaru - 4.59 e ?Curral Novo - 4.19
“Estamos no 1º ciclo de visita de 2024, um ciclo dura em média 60 dias e as estatísticas apontadas até o momento são de 16 casos de Dengue; 01 de Chikungunya: 01. Até agora foram confirmados, 01 caso de Dengue e 01 de 01 Chikungunya”, afirma a gestora da pasta.
A distribuição da vacina contra a dengue para os 521 municípios selecionados pelo governo federal começa na próxima semana.
Em razão de uma quantidade limitada de doses a serem fornecidas por parte do próprio laboratório, a vacinação contra a dengue vai priorizar crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações depois dos idosos.
Comentários